Lamentei muito o falecimento do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano ocorrido na manhã de segunda-feira (13).
Uma grande perda, sem dúvida. Além de escritor respeitadíssimo, ele voltava as suas preocupações para o humanismo, principalmente para os problemas cruciais da América Latina.
Ele abordava todos os temas com inteligência e humor, da história dos povos ao futebol, uma das suas paixões.
Eduardo Galeano também foi um importante pensador e ativista político de esquerda que, sem dúvida, fará muita falta. Galeano deixa um legado de aprendizado importante para as novas gerações.
Confira abaixo algumas das suas célebres frases:
“A grande virtude do futebol é a sua capacidade de surpreender, de provocar assombro, de permitir o milagre, de saber que o impossível pode acontecer. É uma das atividades humanas mais imprevisíveis que existem. Daí o seu sucesso mundial.”
“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
"A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo."
“A Igreja diz: o corpo é uma culpa. A Ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário