Botao share

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A decadência do velho sistema midiático e o avanço da internet




A velocidade das informações através das redes sociais tem feito o velho sistema midiático comer poeira. Além de ter caído em profunda decadência, ele hoje corre atrás das notícias e ainda busca ocupar o espaço na internet, para tentar vender factóides e as mentiras que vendeu por muitos anos enquanto teve predominância.

Agora, as coisas mudaram radicalmente e redes sociais, como o YouTube, conseguem competir de igual para igual com o sistema de televisão, rádios e jornais, muitas vezes superando a sua audiência.

A organização dos twitaços foi outra inovação que tem botado o velho sistema no chinelo. Para se ter uma idéia, você consegue índices incríveis, como ocorreu na última quinta-feira com a hastag #17vamoscomlula, onde segundo os especialistas foram atingidas quase dois milhões de pessoas, num total de seis milhões de impressões, no período das 19 às 21 horas.

Lembramos aqui que até o final dos anos 90 os setores organizados ou não da sociedade não tinham o mesmo acesso aos meios de comunicação, principalmente para expor as suas ideias, opiniões e pensamentos de maneira tão abrangente e se contrapor ao velho sistema midiático.

Outro detalhe que se destaca é a grande vantagem das redes sociais, como o facebook, twitter, instagram, whatsapp, etc, de permitir que as pessoas possam interagir e se comunicar entre si e com o mundo.

É possível que com o correr do tempo, além da internet, novas ferramentas apareçam para contribuir com a popularização em massa das comunicações, aonde se possa de igual para igual discutir temas que eram tabus no passado recente.

Ou o velho sistema midiático se moderniza e se atualiza no tempo ou caminha para ser extinto.


Francisco Rocha, Rochinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário