Botao share

terça-feira, 14 de abril de 2015

Eduardo Galeano, uma grande perda para todos nós

Lamentei muito o falecimento do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano ocorrido na manhã de segunda-feira (13).

Uma grande perda, sem dúvida. Além de escritor respeitadíssimo, ele voltava as suas preocupações para o humanismo, principalmente para os problemas cruciais da América Latina.

Ele abordava todos os temas com inteligência e humor, da história dos povos ao futebol, uma das suas paixões.

Eduardo Galeano também foi um importante pensador e ativista político de esquerda que, sem dúvida, fará muita falta. Galeano deixa um legado de aprendizado importante para as novas gerações.

Confira abaixo algumas das suas célebres frases:

“A grande virtude do futebol é a sua capacidade de surpreender, de provocar assombro, de permitir o milagre, de saber que o impossível pode acontecer. É uma das atividades humanas mais imprevisíveis que existem. Daí o seu sucesso mundial.”

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

"A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo."

“A Igreja diz: o corpo é uma culpa. A Ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário