Botao share

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A tentativa de espetacularização midiática e da Polícia Federal sobre o tesoureiro do PT



A nona fase da Operação Lava Jato deflagrada ontem pela Polícia Federal que cumpriu várias ações determinadas pela Justiça mostra cada vez mais que tem algo orquestrado para tentar criminalizar de qualquer forma o Partido dos Trabalhadores.

Conversei ontem com alguns advogados sobre o conjunto da operação. Para a minha surpresa, na visão dos juristas, o mandato de condução coercitiva para ser legal precisa seguir trâmites, inclusive de aviso judicial, o que parece que não foi o que ocorreu com o tesoureiro do PT.

Outra surpresa é que dos sessenta e poucos mandatos expedidos pela justiça para serem executados pela PF, por que razão foi vazada somente a ação em relação ao Vaccari? Cadê a divulgação de nomes de pessoas físicas e jurídicas das demais ações executadas no dia de ontem?

Espero que o Supremo Tribunal Federal ao analisar o conjunto da Operação Lava Jato consiga separar o joio do trigo. Por que os tesoureiros dos demais partidos que receberam doações das mesmas empresas citadas na operação não foram até agora convocados para depor?

Se o PT reafirma que as doações tiveram caráter legal espero que as doações dadas aos demais candidatos e partidos estejam na mesma situação. Outra surpresa, mais uma vez em relação à velha mídia, é a tentativa de esconder declarações de delatores ou informantes na seleção dos vazamentos para divulgação. O delator Pedro Barusco deixou claro que as malfeitorias, pelo menos as cometidas por ele, vem desde os anos 90 no recebimento de propinas, quando o Partido dos Trabalhadores sequer estava no governo. Hoje, ou até agora, não vi nenhuma notícia escrita, falada ou televisiva, e nem de colunistas, sobre o que disse o Barusco, com exceção do que ele falou sobre o PT.

Mas, aguardo pacientemente o peso da balança da justiça, que está sob a batuta do Procurador-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário