Botao share

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Minha opinião sobre as pesquisas pagas pela Rede Globo e por outros veículos de comunicação

Sinto cheiro de um Proconsult (eleição de Brizola para governador do Rio em 82)

Ontem, 07/08, o Ibope divulgou mais uma pesquisa eleitoral paga pela REDE GLOBO DE TELEVISÃO sobre a corrida presidencial. Há poucos dias foi divulgada uma pesquisa do Datafolha, que pertence ao jornal Folha de São Paulo. Neste meio tempo uma outra pesquisa Ibope também paga pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

As análises de todas elas são mais justas na aferição dos dados do que boca de bode. Nunca vi na história das disputas eleitorais tanta coincidência como a que está acontecendo nessas pesquisas. Todas elas no intuito descarado de ajudar os dois principais candidatos de oposição e tentar influenciar a população e empurrar a eleição para um segundo turno.

Será que estes institutos e consultorias - todos pagos para prejudicar o PT e sua candidata - não se tocam que nós temos também nossas próprias pesquisas internas?

A de ontem feita pelo Ibope, paga e divulgada pelo Sistema Globo, foi no mínimo surrealista, para não dizer ridícula. No momento em que a candidatura da presidente Dilma avança positivamente no resultado das pesquisas feitas nos estados para governador e senador, e os dois concorrentes ficam na luz vermelha, a Globo pontua o índice da presidente Dilma no mesmo patamar da pesquisa anterior. E ainda dá de lambuja um pontinho para o candidato do PSB e outro pontinho para o candidato do PSDB tentando mostrar que tem um empate técnico. E mesmo a Dilma aparecendo com uma larga margem de vantagem entre os demais candidatos surge aí um cheiro de manipulação. O mais engraçado, para não dizer ridículo, foi a tentativa dos jornalistas da velha emissora em tentar agradar ao patrão se esforçando ao máximo para dourar a leitura dos números.

Eu diria que até é vergonhoso. Não sei se tive raiva ou pena dos jornalistas. O vidente acadêmico Merval Pereira gaguejou, quase se engasgou e só falou em segundo turno. Outra jornalista - que não vou citar o nome - mas que é sábia na minha opinião, abandonou a leitura geral dos números e se fixou na questão da rejeição da Dilma. Já Renata Lo Prete se enrolou totalmente no XALE DA LOUCA. Como pode uma emissora que se diz líder de audiência e com cobertura nacional apresentar tamanha palhaçada?

Saindo das pesquisas entro na discussão das análises dos representantes das consultorias financeiras. Estes só merecem comentário por uma questão de obrigação da nossa parte. A consultoria Tendências teve a ousadia de mandar representa-la num programa de televisão para fazer uma análise da economia e das eleições o "economista" Maílson da Nóbrega. Figura esta que merece o troféu da mais alta inflação quando foi ministro da Fazenda já registrada no País. Demais consultorias, ao encaminhar seus representantes para análises em programas de TV, promovem um saco de gatos onde ninguém se entende.

Será que vale a pena acreditar em institutos de pesquisas pagas por quem tem lado? E por consultorias que tentam aterrorizar o mercado espalhando  invencionices?

E para minha surpresa, ao ver a capa do jornal O Globo de hoje, me deparei com uma manchete versando sobre o sistema elétrico, que foi outro jaboti posto no meio da pesquisa Ibope paga pela Rede Globo. O resultado entra em contradição com outra pesquisa feita recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): enquanto a Aneel fez um levantamento com 27 mil entrevistados em 25 estados, enquanto o Ibope ouviu apenas 1.700 pessoas sobre o mesmo tema em pouco mais de 100 municípios. Os resultados, lógico, são totalmente adversos. Imaginei que o destaque da capa seria a pesquisa Ibope paga pela Rede Globo.

À campanha da Dilma e aos petistas cabe ocupar as ruas e trazer à tona a verdade dos fatos para fazer a diferença entre os interesses da mídia e do mercado e apresentar os fatos reais que norteiam a campanha da presidente Dilma a menos de sessenta dias da data do pleito. Tomem cuidado, gato escaldado tem medo de água fria! Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário