Botao share

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Sobre a pesquisa Datafolha


Me engana que eu gosto.

Antes da divulgação da pesquisa (Datafolha) encomendada pelo PIG, eu já alertava, principalmente aos petistas, de que se preparasse para não se surpreender com os resultados. Ao divulgar a pesquisa, Datafolha apresenta dados no mínimo estranhos e que merecem uma análise mais aprofundada pelos especialistas no assunto. Numa escala de março a julho/2014, os números da pesquisa praticamente são os mesmos. Com alternância negativa exclusivamente para a candidatura da presidenta Dilma Roussef.
Na pesquisa anterior, a candidata do PT, no meio de um fogo serrado da mídia contra a copa do mundo, subiu 4 pontos. Os adversários continuaram no mesmo patamar. Agora a candidata Dilma perde 2 pontos dentro da margem de erro. O candidato do PSB perde 2 e o tucano continua intocável.
O mais impressionante na leitura do Datafolha, nos leva a concluir  que  se a eleição fosse hoje, a candidata Dilma  poderia ganhar no primeiro turno com os votos válidos. Mas para a minha surpresa, se tivesse um segundo turno, ela empataria com Aécio Neves e os números apresentados hoje dos candidatos que ficariam em segundo e terceiro lugar, dariam +/- um salto de 300% em relação aos dados atuais.
Como gato escaldado tem medo de agua fria, me faz lembrar o que aconteceu na eleição de Leonel Brizola para governador no Rio de Janeiro e  várias manipulações  em outros processos eleitorais depois da redemocratização, sem falar dos mesmos erros grosseiros do Datafolha apresentados em campanhas eleitorais passadas.
Para os pessimistas e os otimistas em excesso, lembro que a campanha está no começo. Ainda correrá muita água debaixo da ponte.
Aos petistas nos locais mais longínquos do Brasil, peço que segurem  firmes a bandeira do partido e garantam a vitória do nosso projeto.
É SÓ O COMEÇO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário