Botao share

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Arena continua a mesma.


Lendo o artigo do jornalista Fernando Rodrigues hoje na Folha de São Paulo, chego à conclusão que a Arena continua a mesma.

Acho importante a expectativa que está gerando o lançamento do livro do professor Emir Sader que traz  várias opiniões do ex-presidente Lula sobre o PT. É mais uma importante contribuição para orientar o Partido rumo ao futuro. Esperemos o lançamento do livro.

O mundo político, jornalistas, colunistas e cientistas políticos tentam fazer um esforço para subtrair o que significa a história de um Partido com 33 anos de vida e 10 anos de governo no poder central.

Alguns se aprofundam nas suas análises e contribuem com acertos e erros. Outros não se aprofundam e fazem analises e ilações a partir de suas visões ideológicas/pragmáticas ou tentam, como diz o jornalista  Mino Carta, escrever simplesmente o que agrada aos seus chefes de redação. Mas tudo tem sua importância. Mesmo quando parece que não tem.

Li também, na mesma Folha de São Paulo, a carta de um leitor, que mesmo fazendo observações sobre o que ele chama de pragmatismo petista, reconhece que o PT não fugiu da sua história e nem dos seus compromissos históricos. Ele faz uma análise de espaço reduzido sobre as questões sociais e outros avanços que foram exercidos pelo PT no governo.

Na minha simples opinião um partido que chega ao poder pela via eleitoral, com o corte ideológico e no complexo multipartidarismo existente no Brasil jamais teria condições de governabilidade sem praticar uma ampla política de alianças. Há uma grande diferença optar por políticas de aliança para governar e assegurar um projeto de construção partidária.  Modéstia à parte, isto o PT sabe fazer.

Muitas vezes me deixam curioso e até perplexo, quando alguns jornalistas com longa trajetória profissional e que acompanham de perto o jogo do "poder governar" confundem alhos com bugalhos.

Chego à conclusão que o desejo é meramente criar chafurdação e confundir a opinião pública. O PT está onde sempre esteve e continuará assim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário