Botao share

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

É proibido piscar

É natural que eleições como as que ocorrem em 2010 fiquem excessivamente focadas na disputa presidencial. Mas temos uma grande novidade política ocorrendo este ano nos Estados. E pouca gente tem dado a devida atenção.

Falo do significativo leque de partidos que apóiam a candidatura Dilma no plano federal e que se reproduzem nas composições estaduais, mesmo sem a obrigatoriedade da verticalização.

A representatividade nos Estados é até maior do que nas duas eleições do Lula. São vários lugares em que temos duas e até três candidaturas aos governos apoiando e pedindo votos para a companheira Dilma.

Isso é muito importante. Se as principais lideranças tiverem um entendimento de que tem de haver um grau de civilidade nessa disputa, todos nós vamos ganhar, porque o mapa político do Brasil pode sair com outra cara a partir de 3 de outubro.

Ainda não vi nenhum veículo de comunicação fazer uma análise mais profunda sobre isso. E, no entanto, o quadro está bastante consolidado para ambos os lados.

O fato é que o PT, nestas eleições, deu um grande salto no sentido de compreender melhor a dinâmica das disputas regionais e de fazer os acordos necessários à manutenção de nosso projeto de país. Esse é um processo de aprendizado que só aperfeiçoa a democracia.

É lógico que sempre vai ter um estresse aqui e acolá, o que é mais do que natural, faz parte da disputa, mas não tenho a menor dúvida de que o conjunto de partidos que nos apóia, mais a força do PT e do próprio Lula, tem contribuído decisivamente para o bom desempenho de Dilma nas pesquisas de intenção de voto.

E isso ficará ainda mais claro com os programas de TV, a partir da semana que vem, quando essa coligação vai ter condições de mostrar a todos os brasileiros, de todas as regiões, como o país está muito melhor hoje.

Não que a eleição esteja ganha. Longe disso. Nossos adversários tem uma capacidade enorme de criar truques e mentiras. Eles tem um longo histórico de disputa desleal, estão aí há 500 anos, sabem perfeitamente transformar coisas positivas em negativas. Exemplos não faltam e alguns deles são bastante recentes.

Estamos no caminho certo, mas temos de ficar de olhos bem abertos 24 horas por dia, mesmo quando a gente estiver dormindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário